BLOG




DICAS PARA DECORAR PAREDES VAZIAS




Decorar o lar nem sempre é uma tarefa fácil, afinal é nesse momento, que você coloca nos espaços a sua personalidade. Contudo, muitas pessoas se esquecem de um detalhe muito importante na hora da decoração, as paredes.







COMPARTILHE



POSTS MAIS VISTOS


DICAS PARA MONTAR A CASA DOS SEUS SONHOS

Montar uma casa é um sonho, que a maioria das pessoas compartilha […]

DICAS PARA MONTAR A CASA DOS SEUS SONHOS

Montar uma casa é um sonho, que a maioria das pessoas compartilha […]








MENU


BLOG E RECEITAS





O que é Café Arábica e o que são Blends?




Você, que ama café e vive buscando por novas experiências e sabores, sabia que sua bebida predileta tem suas origens em diferentes tipos de plantas? Estamos falando da Coffea arabica e da Coffea canephora, que resultam nos cafés arábica e robusta (ou Conilon).

O café arábica, de altíssimo conceito, é apontado como responsável pelos melhores cafés do mundo. É muito interessante saber que, dentro dessa categoria, temos incontáveis variedades e subvariedades de café!

Quer saber mais sobre o Arábica, suas variedades e características? Continue com a gente nessa jornada de conhecimento!

O que é café arábica?


Originário da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o arábica foi uma das primeiras espécies de café a ser produzida. Este nome, “arábica”, se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação da cultura do café.

O Arábica se caracteriza por produzir cafés mais finos e requintados. São plantados a altitudes superiores a 800 m, consideradas ideias para a produção de cafés de qualidade superior. Seu aroma é intenso e os sabores são bastante variados, bem como níveis de corpo e acidez.

Esse tipo de café costuma passar por cuidados minuciosos desde a lavoura até o ensacamento. Isso resulta num café com notas complexas e maior valor de mercado. No Brasil, a produção de arábica está centralizada em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia; o Espírito Santo, embora também produza arábica em menor quantidade, acompanha Roraima como produtor do café robusta.

O que são blends?


Blend nada mais é do que uma mistura ou combinação. No universo dos cafés, de uma forma geral, esse tipo de atividade é muito comum. Existem tipos diferentes de blends, sendo eles:

Blend de diferentes espécies


É a mistura entre grãos Robusta e Arábica. Enquanto os grãos arábica entram conferindo sabor e aroma, os grãos conilon entram com corpo e amargor. Assim, essa pode ser uma mistura extremamente interessante, já que ambos os tipos de grão se complementam. Não estamos tratando aqui, no entanto, dos blends desse tipo realizados nos cafés tradicionais ou para commodities; tais combinações não atendem ao mercado de cafés especiais ou de qualidade superior.

Blend de diferentes variedades


É caracterizada pela combinação entre duas variedades diferentes, como Catuaí Vermelho e Bourbon Amarelo. Nesse exemplo em específico, o café resultante é relativamente encorpado e apresenta notas frutadas, além de acidez e chocolate. Há ainda a doçura natural das duas variedades, que se complementa no sabor.

Blend de diferentes subvariedades


Trata-se da mistura entre dois cafés da mesma variedade, mas com diferentes subvariedades. Um exemplo desse tipo de blend é a mistura entre Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo; o resultado é um café suave, de acidez média e sabor adocicado. O corpo, embora leve, é reforçado pelo Catuaí Vermelho. É uma mistura equilibrada e agradável ao paladar.

Blend de diferentes regiões


Ocorre na mistura de dois cafés produzidos em dois locais diferentes, independente de sua variedade. Um blend entre cafés do Cerrado Mineiro e das Montanhas do Espírito Santo exemplifica bem esse tipo de combinação. Nesse caso, o terroir faz uma grande diferença no resultado final.

Blend de diferentes processos pós-colheita


Pode acontecer inclusive com duas “porções” de um mesmo café. É a mistura entre grãos que passam por processamentos diferentes; pode ser, por exemplo, parte cereja descascado (quando se tira a casca da cereja, ou seja, fruto do café) e parte processamento natural.

Existem diferentes razões para se produzir blends. Normalmente, o objetivo é alcançar sabores e aromas mais complexos e equilibrados ou ressaltar características marcantes. Um blend pode se tornar também um produto único e exclusivo, já que combina diferentes tipos de sabor, aroma, doçura, acidez e amargor. Essas combinações personalizadas tem sempre um toque de surpresa!

Cada mistura depende exclusivamente das preferências e propósitos do especialista responsável. Mesmo assim, o objetivo comum é criar um produto mais rico em suas propriedades, seja juntando os grãos antes ou depois da torra.

É importante ressaltar que, embora cafés saborizados possam ser encontrados no mercado como blends, muitos não o são; trata-se de cafés acrescidos de nozes, amêndoas, castanhas, cacau ou baunilha. Apenas são chamados de blends cafés cuja combinação é entre dois cafés, conforme tipos relacionados acima.

Referência: https://blog.ucoffee.com.br/cafe-arabica/



POSTS MAIS VISTOS



Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.